Sucesso em público e emoção, a Copa do Brasil chega para sua 36ª edição. Confira tudo sobre a edição 2024 da competição mais rica do nosso calendário.
Confira todas as odds e estatísticas da Copa do Brasil !
História
Criada em 1989, a Copa do Brasil segue o formato de eliminação direta, consagrada nos torneios mais antigos do mundo. Neste formato, os clubes derrotados são eliminados da competição. O vencedor da Copa do Brasil garante vaga na Copa Libertadores e na Supercopa do Brasil.
Inicialmente, a Copa do Brasil contava com 32 clubes participantes. O número foi progressivamente aumentando até se estabilizar em 64 a partir de 2001. Esses clubes representam cada um dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Desde 2013, a competição passou a ser disputada por 86 equipes, incluindo seis já classificadas para as oitavas de final. De 2017 a 2020, o número de equipes foi de 91, com onze delas já garantidas nas oitavas de final. A partir de 2021, o torneio passou a ser disputado por 92 equipes.
Entre as edições de 2001 e 2012, os clubes que disputavam a Copa Libertadores da América não participavam da Copa do Brasil no mesmo ano, devido a conflitos de datas com o torneio continental. Isso significava que o campeão da Copa do Brasil não disputava a edição seguinte, pois se classificava automaticamente para a Libertadores do ano seguinte. A partir de 2013, essa regra foi alterada, permitindo que os clubes participantes da Libertadores também disputassem a Copa do Brasil.
Quem participa?
A partir deste ano, as 80 equipes que entram na primeira fase são escolhidas exclusivamente com base nos resultados dos campeonatos estaduais ou torneios regionais, seguindo uma distribuição específica de vagas para cada unidade federativa. Esse sistema de distribuição é determinado pelo Ranking Nacional das Federações: os dois estados mais bem posicionados recebem 6 vagas, do terceiro ao quinto colocados recebem 5 vagas, do sexto ao décimo quarto recebem 3 vagas, do décimo quinto ao vigésimo segundo recebem 2 vagas, e do vigésimo terceiro ao vigésimo sétimo recebem 1 vaga.
Além disso, 12 clubes garantem entrada direta na terceira fase do torneio, incluindo o campeão da edição anterior da Copa do Brasil, os seis primeiros colocados da Série A do Campeonato Brasileiro, o campeão da Série B, o vencedor da Copa do Nordeste, o campeão da Copa Verde e dois clubes escolhidos entre o campeão brasileiro da Copa Libertadores da América, o campeão brasileiro da Copa Sul-Americana, o sétimo e o oitavo colocados da Série A do Campeonato Brasileiro.
Fórmula de Disputa
Dentre os 92 participantes, 80 iniciam a competição nesta primeira fase, que acontece em jogo único na casa da equipe de ranking mais baixo. Quem vencer se classifica, caso a partida termine empatada a vaga fica para o time visitante (Maior Ranking).
Na segunda fase ainda temos jogo único, com o mandante sendo escolhido mediante sorteio. Em caso de empate a vaga é definida nas penalidades máximas.
Na terceira fase, as equipes que jogaram a Libertadores, os campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste, da Série B e o oitavo colocado do Brasileirão da temporada passada se juntam aos 20 times que se classificaram na segunda fase, com jogos definidos em sorteio. A partir desta, jogos com ida e volta com desempate nos pênaltis, continuando assim até o final.
Campeões
O Cruzeiro é o maior vencedor da competição, com 6 títulos, logo atrás vem o Grêmio, com 5, Palmeiras e Flamengo com 4 e o Corinthians com 3, o Atlético Mineiro conta com 2 títulos. Outros 10 clubes venceram uma edição da Copa, sendo eles Internacional, Juventude, Santo André, Paulista, Fluminense, Sport, Santos, Vasco, Athlético-PR e o atual campeão São Paulo.
Aposta esportiva
Confira nossa variedade incrível de esportes e aproveite ainda a transmissão ao vivo de seus campeonatos favoritos sem pagar nada a mais por isso!
Jogo é para maiores de 18 anos, jogue com responsabilidade! Não compartilhe este artigo com menores de 18 anos.